quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Entrevista com os D3O

Depois de algum tempo sem actividade, o Punk Psicadélico está de volta com uma entrevista com os D3O, banda de Rock n'Roll de Coimbra formada em 2003 por Toni Fortuna ex:Tédio Boys e É mas foice (guitarra e voz), Tó Rui ex:Batwings, Garbage Catz e Tu metes nojo (guitarra e coros) e Miguel ex:Garbage Catz e Planet Jacumba (bateria e coros).
Esta entrevista foi feita no único formato possível, sem eu ter de me deslocar a Coimbra nem eles a Lisboa.Pela Internet.

Punk Psicadélico: Como e quando começaram os D3o?

D3O: Todos nós tinhamos saído de projectos recentemente extintos, e tínhamos a necessidade de fazer música, já nos conheciamos e tudo apareceu naturalmente.

P.P: Como definem a vossa música?

D3O: Sincera, cheia de energia, suor, amor e carinho.

P.P: Onde vão buscar a inspiração para os D3o? Os Blues e o Rock n'Roll, têm uma grande influência na vossa música ou têm mais algumas fontes?

D3O: Isso tudo e a nossa própria vida.

P.P: Vocês não têm baixista, foi uma opção desde o início da banda? E porquê?

D3O: Na altura houve a ideia de tentar um novo formato, funcionou, e por isso ficou. ainda que não estejamos fechados a intervenções ou participações de outros instrumentos ou músicos.

P.P: Como é o processo criativo da banda? Tudo começa com uma jam, ou pensam primeiro no tipo de temas que querem tocar?

D3O: Tudo sai a partir de uma Jam, ou um riff que nos surge...normalmente é sempre um processo natural.

P.P: O que pensam do panorama musical do nosso país?

D3O: Pensamos que está melhor que à uns anos atrás, mas ainda há muito a fazer.

P.P: Acham que há palcos suficientes para as bandas tocarem em Portugal?

D3O: Nunca são demais.

P.P: Sentem-se incomodados de alguma forma quando aparecem tipos como o Sam the Kid a dizer mal das bandas portuguesas que cantam em inglês?

D3O: Quem é o Sam the Kid??? (brincadeira...) estamos num mundo livre, em que cada um se exprime como quer, e é só isso.

P.P: Qual é a vossa opinião acerca do Mp3? Acham mesmo que isso vai acabar com os músicos e as bandas, ou na verdade vai acabar com uma indústria discográfica completamente corrupta e monopolista?

D3O: Achamos que o Mp3 é só mais um formato. A indústria discográfica corrupta sempre há-de existir, tal como qualquer outra industria, mas cabe-nos a nós discernir o que nos interessa e tomar as nossas opções de acordo com os nossos principios.

P.P: Acham que a internet pode ser um veículo melhor para divulgação de bandas do que as editoras?

D3O: Achamos que agora, neste momento, uma não pode subsistir sem a outra, mas sem editoras, as bandas não têm trab alhos cá fora...e torna-se um ciclo incontornável.

P.P: Já têm em vista o próximo álbum?

D3O: Gravámos umas múscias novas, que já se tocam ao vivo...andamos a trabalhar nesse sentido, ainda que o nosso objectivo(desde o principio)nunca foi gravar o album....mas sim ir gravando registos e tocar ao vivo. Mas é uma hipotese que não descuramos...


Os D3O usam: Guitarras Gretch, amplificadores Hugues & Kettner e Fender e Bateria Ludwig e Pearl

Discografia:

Sixpacktrack 2003
8 tracks on red 2004
7 heartbeattracks 2005





Próximos Shows (
10 Out 2008 22:00
PLANO B Porto, Porto
11 Out 2008 22:00
ALLA SCALA BAR Braga, Braga
28 Nov 2008 22:00
Centro de Artes e Espectáculos de S. Mamede Guimarães

Sem comentários: