sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Aqui D'el Rock a primeira banda Punk de Portugal

Os Aqui d'el Rock foram a primeira banda Punk portuguesa.Oriundos do Bairro do Relógio em Lisboa, um bairro dos mais problemáticos da cidade, facto que lhes deu legitimidade para tocar Punk Rock, embora tenham sido criticados e acusados de oportunismo por alguns grupos que se consideravam punks...da Avenida de Roma.Deram o seu 1º concerto no C.A.C.O. (Clube Atlético de Campo de Ourique),que foi admirado por quem realmente estivesse no espírito, mas criticado pelos media...deve ter sido o que disseram dos Sex Pistols depois do primeiro concerto.Bem, quando se tem o poder de criticar, tem de se saber do que se está a falar.Um destes senhores dá a entender que os Aqui d'el Rock apareceram fora do tempo...bem, ele decididamente não sabia do que estava a falar...o Punk em Inglaterra apareceu em '77 e o primeiro concerto deste grupo foi em '78...a não ser que se conte com os Stooges, em '69 e com os MC5 da mesma altura, mas aí, até os Pistols e os Clash teriam aparecido fora de tempo, o que não é verdade...Pai, perdoa-lhes...
A formação do grupo era:Serra (bateria) e Fernando (baixo), o Alfredo Pereira (guitarra), e Oscar Martins (voz e guitarra).
Aqui estão algumas das "vozes" dos especialistas:
"Da actuação pouco há a dizer... péssimo som, impossível de se ouvir o que quer que fosse para além de um som compacto saindo da aparelhagem."
"Como nós estamos desfasados em relação ao estrangeiro, agora que este tipo de grupos parecem encontrar algumas dificuldades, alguns estão mesmo a desaparecer, surgem em Portugal pelo menos dois."
(in revista "Música & Som" nº 32 de Junho de 1978)
"
O som, fortemente distorcido e ensurdecedor, não deixou ouvir mais. E foi pena"
(in revista "Rock em Portugal" nº 04 de Maio/Junho de 1978)

Para mais informações, videos e músicas podem visitar:
http://www.myspace.com/aquidelrock

Sem comentários: