quarta-feira, 29 de outubro de 2008


Top estrangeiro

-Buzzcocks - Ever fallen in love with someone
-The Lords of the New Church - Russian roulette
-Fields of the Nephilim - Moonchild
-Generation x - Ready steady go
-Magazine - Shot by both sides
-Joy Division - Twenty four hours
-The Clash - Complete control
-The Specials - Ghost town
-Hawkwind - Silver machine
-Ted Nugent - Journey to the center of the mind
-Tenacious D - Tribute
-Martha & the Muffins - Echo beach
-Marc Almond & Clint Ruin - Ghostrider

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

TOP nacional ...os que me apetecer e sem ordem*

- Dead Boy - Lonely nights
- Phantom Vision - Total eclipse
- Anti Clockwise - Basic man
- Balla - Nada
- Black Kimono - Pitchblack attack
- Zé Pedro dos Xutos - Chega-te a mim
- The Ratazanas - King Kong
- Um Zero Amarelo - Canção de amigo
- The Soaked Lamb - Tombstones under oak trees
- The Vicious Five - Coffee helps
- The Jills - Motherfucker on my back

*Este Top vai aparecer semanalmente e é baseado no que ouço no Myspace de cada banda, com excepções que serão devidamente assinaladas.

Os Pontos negros - Material inútil

Depois do segundo comentário que recebi sobre o artigo dos Pontos Negros,decidi ouvir o álbum.
Embora rendido mais uma vez á evidência de que são excelentes instrumentistas e que toda a parte instrumental tem uma energia enorme, acho que não são a lufada de ar fresco que toda a gente anda a apregoar,não trazem nada de novo á música nacional,há muitas bandas em Portugal muito melhores que eles e que nunca gravaram discos, e a minha opinião em relação ao vocalista mantém-se.Acho que a sua maneira de cantar corta a energia toda que o resto dos instrumentos tenta transmitir.Também acho as letras péssimas.

Achei também que foi nojenta a maneira como algumas pessoas insinuaram que os pontos negros eram atacados desta maneira por serem evangélicos...não, filhos...não é por isso.

Muitos cantores de blues americanos que eu ouço eram evangélicos
Muitos músicos de Jazz negros que eu ouço são muçulmanos
Muitas bandas de Rock dos anos 60 e 70 que eu ouço eram católicas
Resumindo e sem querer perder mais tempo a pensar nisso, 90% da música que eu ouço é tocada
por músicos de religiões contrárias aos meus ideais e não é por isso que vou deixar de os ouvir.
Estou francamente a borrifar-me se eles são evangélicos, budistas,católicos,muçulmanos ou outra porcaria qualquer,o que há de errado neles é o vocalista.

sábado, 25 de outubro de 2008

http://www.myspace.com/fionaatforty

Karpe Diem com um Ep a caminho

Está para breve o registo em CD dos Karpe Diem.Em vez do álbum que esperávamos e por dificuldades que passam pela falta de uma editora, os Karpe Diem terminaram as gravações dos quatro temas para um Ep.

Para ouvir:

http://palcoprincipal.clix.pt/karpe_diem

http://karpediem.org/

http://myspace.com/karpediemrock

quinta-feira, 23 de outubro de 2008

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Rádio M80...uma ideia que poderia ter sido boa.


Quando a M80 apareceu, fiquei contente...a sério.Finalmente uma rádio dedicada ás três décadas de 70, 80 e 90!...mas depois pensei...70, 80 e 90?...isto só vai resultar se fizerem programas específicos...dedicados a cada uma delas, senão, fica um mix horrível.Mas, eles são profissionais da rádio, devem ter pensado nisso com toda a certeza.Esperei para ver...ou ouvir...
Desde que a M80 apareceu, já sintonizei a sua frequência várias vezes e fiquei já um tempo considerável a ouvir a dita rádio.Além de chegar á conclusão de que nessas três décadas só houve hits, os álbuns costumavam ter só uma música que, por acaso era logo considerada um hit, comecei a notar a falta de escrúpulos e gosto músical e estético dos ditos locutores ou radio dj's, ou simplesmente máquinas que estão por detrás dos gira-discos, ou leitores de cassetes ou simplesmente computadores com MP3.Os seventies, os eighties e os nineties, são épocas, musicalmente completamente diferentes, embora o fim dos seventies e o fim dos eighties, se possa facilmente confundir com o princípio dos eighties e o dos nineties, de qualquer maneira, estes senhores são capazes de fazer barbaridades como passar Led Zeppelin e Duran Duran, Gary Numan e Velvet Underground,etc...tudo na mesma hora.

Cheguei á conclusão que os ditos locutores ou radio dj's, ou simplesmente máquinas...são agora as putas lobotomizadas e sem vontade própria,dos directores de programas, o que faz da M80, mais uma rádio sem utilidade.

P.S:Parem de fazer programas para atrasados mentais e pessoas sem conhecimento músical...porque, embora vocês não saibam, (porque provavelmente, enquanto o vosso computador passa mp3 numa playlist chamada programa de rádio, vocês nem estão lá.), há pessoas com gosto e que provavelmente gostariam de ouvir pelo menos um programinha de rádio feito por uma pessoa, e com um mínimo de lógica na selecção das músicas...

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Os Pontos negros...estão a gozar comigo?

Citando a Universal Music:
"Na semana de lançamento do álbum dos Pontos Negros, ‘Magnífico Material Inútil’, não se fala de outra coisa. Reza a história que há muito não havia história assim. É unânime: “A primeira Longa Duração ponto-negrina a sair com o selo da Universal Music Portugal é uma agulha - a injectar vitalidade no panorama musical nacional, a tatuar 2008 nas omoplatas do panorama musical nacional, a picar os que tinham ganho aversão às palavras "panorama musical nacional"."

Depois de uma apresentação destas, o que é que se pensa?...bem, vêm aí os próximos Rolling Stones,ou qualquer coisa assim, não é?...pois bem...não se iludam...Ladies and gentlemen...from Queluz...Portugal...Os Pontos Negros...

Antes de iniciar,devo dizer que a política deste blog não é dizer mal das bandas más, mas sim ignorá-las.
Porém, depois de receber a apresentação que a Universal mandou para a loja de discos onde trabalho e depois de vários ataques de riso (meus e dos meus colegas de trabalho),a ouvir a dita banda,achei por bem vir aqui informar, que, pelo menos na nossa loja, esse disco não vai entrar.
Não percebi ainda onde está o interesse desta banda.O vocalista tem uma voz horrível e não sabe cantar.O instrumental é bom, mas é violentamente vandalizado pela falta de qualidade da voz e das letras incrivelmente infantis e ridículas.Só acho que o gajo que escolheu o nome do álbum devia ser condecorado.Não percebo como é possível uma banda como esta gravar um disco...quanto mais gravá-lo na universal.Só vem provar mais uma vez que o panorama musical mainstream em Portugal, está completamente pôdre.

Tenho também de acrescentar uma nota,porque já andam a dizer que os pontos negros são o máximo porque têm lugar no top???

pois bem, fiquem a saber que o top é feito conforme as compras que as lojas e armazéns fazem...o disco pode não ter vendido ainda 1 exemplar ao público...não me lixem...acho francamente que a universal usou todo o seu poder e desenganem-se aqueles que acham que os Deus escolheram os pontos negros para fazer a primeira parte, porque os Deus pertencem á Universal também.Por isso devem ter sido postos entre a espada e a parede, do género:
querem os Tara perdida ou os pontos negros?...vamos ver é o que é que o público dos deus acha...

Quando há por este país fora,do Minho ao Algarve, bandas de qualidade superior a darem concertos todas as semanas, com anúncios de concertos em blogs, concertos ás vezes com publicidade nas rádios...senhores das editoras "Majors"...o melhor que conseguem arranjar são os pontos negros? devem estar a gozar comigo...

Ouçam para crer: (por favor ouçam o tema "Lili")
http://www.myspace.com/ospontosnegros

terça-feira, 14 de outubro de 2008

sábado, 11 de outubro de 2008

Portuguese Nuggets

Um conjunto fabuloso de pérolas do passado, alguns dos melhores grupos que tínhamos nos anos 60, entre eles, Os Blusões Negros, Victor Gomes & Siderais, Daniel Bacelar, Os Tártaros, entre outros.Editada pela Galo de Barcelos Records, esta colectãnea inclui uma breve, mas muito bem elaborada hitória do Rock n'Roll em Portugal, com um também breve resumo da situação política do nosso país, mencionando também Joaquim Costa que era conhecido como o "Elvis de Campolide", considerado o pai do Rock n'Roll do nosso país...para quem acha que é o Rui Veloso...cultura geral.Para quem gosta de Garage Rock, Surf e algum Rockabilly dos sixties...isto é muito bom, embora seja notória a colagem a certos êxitos Ingleses e Americanos e MUITA ingenuidade nas letras...but then again...os outros também a tinham embora não sobresaia tanto por ser cantado em inglês.

Aqui, podem ouvir e ver vários exemplos de alguns grupos que aqui figuram:
http://www.myspace.com/portuguesenuggets60s

01.(Intro:Pop Five Music Incorporated) - Overture (0:46)
02.
Os Tártaros - Tartária (2:49)
03. Quinteto Académico - Train (2:22)
04.
Daniel Bacelar - Tema Dos Gentlemen (1:48)
05. Pop Five Music Incorporated - Fire (2:29)
06.
Conjunto Académico Joao Paulo - Sue Lin A Minha Chinesa (2:20)
07. Victor Gomes & Sideriais - Mama (2:18)
08. Paulo Machado - Hoje Mais Feliz Do Que Nunca (2:18)
09. Conjunto Ruy Manuel - Fuga (2:30)
10. Conjunto Mistério - Tired Of Waiting (2:33)
11. Os Morgans - Opus (1:50)
12. Conjunto Académico Joao Paulo - Hully Gully Do Montanhes (2:28)
13. Os Titas - Tema Para Titas (3:04)
14.
Sheiks - Try To Understand (2:04)
15. Os Chinchilas - I`m A Believer (2:38)
16. Quarteto 1111 - Bissaide (3:13)
17. Jets - Let Me Live My Live (3:10)
18.
Os Blusoes Negros - Tequilla (2:37)
19. Os Ekos - Esquece (2:45)
20. (Outro:Eusebio) - (Outro:Eusebio) (0:32)

Deep Purple - The Mule ao vivo 1972 (Machine head tour)

Os Deep Purple passaram por muitas fases.Mas é na segunda fase (MKII), com Ian Gillan na voz, Jon Lord nas teclas, Ritchie Blackmore na guitarra, Roger Glover no baixo e Ian Paice na bateria, que atingiram o ponto máximo da sua carreira...depois disso, fizeram mais dois álbuns bons,(Burn e Come taste the band), já com outras formações,(MKIII,MKIV,etc...)das quais fariam parte Tommy Bolin, Glenn Hughes e David Coverdale e depois foi sempre a decair...ou não,(diriam os fãs de Iron Maiden pós-Somewhere in time).
Nesta altura,(1971/1972), o grupo esteve em tournée pelo Japão e deu vários concertos memoráveis que resultaram no melhor álbum ao vivo de sempre de Rock.Há momentos neste disco que são inesquecíveis como por exemplo a introdução de Blackmore em Lazy, ou em Strange Kind of woman, o duelo de voz e guitarra protagonizado por Gillan e Blackmore, a introdução de pratos de choque de Paice em Spacetruckin' e finalmente...o fabuloso solo de bateria em que Ian Paice nos transporta para várias outras dimensões em simultâneo...enquanto cria...o melhor solo de bateria de sempre de Rock!(esqueçam os Matt Sorum's dos solos de pum,pum,pum...hey! por este mundo fora.Este é um baterista a sério!)
Este é o momento que está retratado neste video, não no mesmo concerto, penso eu, mas é fabuloso na mesma...ladies and gentlemen...The Mule!

O porquê de se ouvir música alto

Ao longo dos anos, a tecnologia foi permitindo aos humanos terem aparelhagens com amplificadores cada vez mais potentes.Os amplificadores a válvulas, por seu lado, tendo uma muito melhor qualidade sonora, não permitem grandes potências.No entanto, quem tiver hipóteses de experimentar, acho que não devia perder a oportunidade, nem que seja só para ficar a saber como é o som das válvulas...
As aparelhagens mais potentes, seguindo a máxima "quanto mais potência tiver o amplificador e as colunas...mais qualidade sonora dão a baixa potência", o que quer dizer que, por exemplo, o som que sai de um amplificador de 500 watts a metade do volume é muito melhor que o som de um amplificador de 250 watts no máximo...and so on...

Com aparelhagens que já nos permitem ouvir a música á altura que queremos, agora já só falta tratar do problema "vizinhos".Os vizinhos desde sempre, foram o maior problema dos amantes da música.Geralmente é por duas razões...ou têm uma aparelhagem muito menos potente do que nós e a nossa música abafa a deles, ou porque são velhos...mas...esperem...se são velhos, não deviam ouvir pior?...pois é, é que parece de propósito! por experiência própria, eu, que sou fanático por ouvir música alta, vou sempre parar a sítios onde há velhos com qualidades auditivas sobre-humanas!

Agora o assunto principal...a melhor maneira de ouvir música e talvez a única com lógica,(se quisermos mesmo dar atenção á banda e á sua música), é ter a aparelhagem num volume parecido com o volume de uma banda a tocar ao vivo, isto é...não estou a falar do volume de bandas em estádios, longe disso! o ideal é ir experimentando...por exemplo, ninguém imagina ouvir Slayer a uma altura em que se consegue falar...o Heavy Metal não foi feito para isso...também ninguém imagina John Coltrane a fazer abanar as paredes...é uma questão de bom senso...

Outro assunto são os Head phones, já me disseram em tempos..."quer ouvir música alto...ponha uns phones!"...mas a questão é que embora tenha uns e bem bons, nem todas as músicas são para ser ouvidas de phones na cabeça...se ouvirem o "Thunder road" do Springsteen, ou o "Hurt" cantado pelo Johnny Cash nuns phones, tudo bem, mas se experimentarem ouvir o "Raining blood" dos Slayer ou o "Tommorrow's dream" dos Sabbath...aí é outra conversa, além de não curtirem muito...lixam os ouvidos todos,mas essa é das tais questões que a malta que não gosta de música nunca irá compreender.

Cães Vadios (Single, AmRo, 1987)

Este single dos Cães Vadios, é do melhor que já se fez por cá em termos de Rockabilly/Punk.
A banda era do Porto e anteriormente chamava-se "Os cães, a morte e o desejo", antes de mudarem para "Cães Vadios".O grupo era constituído pelo vocalista Rodrigo Siza Vieira, pelos guitarristas Guilherme Lucas e Victor Guedes e pelo baterista Carlos Moura.
Tendo gravado várias coisas entre 1986 e 1995, chegaram a gravar e editar uma cassete em França e na Alemanha, a cassete "Bem Fundo",nesta altura a banda era formada pelo vocalista David Dano, o baixista Óscar Q., o guitarrista Guilherme Lucas e o baterista Carlos Moura.
Devo informar que, para quem não encontra o single nas lojas, que é o mais certo, o emule faz maravilhas!!

(Obrigado ao Guilherme Lucas pela Correcção no nome do primeiro vocalista da banda)

DISCOGRAFIA

Cães Vadios (Single, AmRo, 1987)

Colectâneas

Divergências (1986) - Elvis
Distorção Caleidoscópica (1992) - Bem Fundo
Portugal Rebelde Vol.1 (1994) - Mental City
Ritual Rock 1 (1995) - Sou Único

sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Foge de ti...e de tudo o resto

Algumas horas depois de falar sobre os Dead Combo, fui para o trabalho a ouvir outra pérola saída da mente de Tó Trips.Foge de ti é o nome do álbum.O pessoal envolvido é o Tó Trips na voz e nas guitarras, o Pedro Vargues no baixo, o Samuel Palitos (ex-Censurados), na bateria e o Ritchie nas guitarras.Produzido por Ronnie Champagne, o álbum tem uma sonoridade perfeita.

Os Lulu Blind tiveram início em 1991, começaram com o vocalista Filete,que depois foi substituido por Carlos Luz.No início, o som era muito mais agressivo, tiveram 2 temas de maior destaque, "Rita hot pussy" e "Drogadito del rock n'roll".
Em 1994, os Lulu Blind editaram o seu álbum de estreia, "Dread", produzido por Zé Motor e Zé Pedro e no mesmo ano fizeram a primeira parte de alguns concertos dos Xutos & Pontapés.
Em 1996, os Lulu Blind, a Música Alternativa edita o seu segundo álbum "Blast!", produzido pelos Moshers do Universo.
Finalmente em 2001, editaram "Foge de ti" pela Nortesul.


Discografia:

Dread - 1994
Blast -
1995
Foge de Ti -
2001

Dead Combo - Lusitania Playboys

Tó Trips e Pedro gonçalves têm já á venda o novo trabalho "Lusitania Playboys" e mais uma vez
os Dead Combo têm um trabalho á altura.Sonoridades diversas passeiam ao longo do disco como se de um filme se tratasse.
Desde o início, este dynamic duo, tem misturado influências desde os Western Spaghetti e de sonoridades latinas, até ao Fado e o Rock.Vale a pena ouvir qualquer um dos três álbuns que estão á venda "numa discoteca perto de si",porque são todos espantosos, principalmente se ao nosso lado estiver um copo de bom vinho tinto, na nossa mão uma cigarrilha razoável e o relógio da sala já tiver batido as 2 horas da manhã há algum tempo.

A faixa: Putos a roubar maçãs do álbum Lusitania Playboys



A banda:

Tó Trips:
Guitarra
Pedro Gonçalves: Contrabaixo,guitarra,melódica e kazzoo

Discografia:

Vol.1.
- (Transformadores, 2004) (2004)
Quando A Alma Não É Pequena [Vol 2.]
- (Universal) (2006)
Lusitânia Playboys
- (Universal) (2008)

Próximos shows:
15 Out 2008 22:00
HOT CLUB LISBOA LISBOA
1 Nov 2008 21:30
AUDITÓRIO DE PORTALEGRE CAEP PORTALEGRE
8 Nov 2008 21:30
TEATRO VIRIATO VISEU VISEU
14 Nov 2008 23:00
ZDB LISBOA LISBOA
19 Dez 2008 21:30
GUARDA GUARDA

Aqui D'el Rock a primeira banda Punk de Portugal

Os Aqui d'el Rock foram a primeira banda Punk portuguesa.Oriundos do Bairro do Relógio em Lisboa, um bairro dos mais problemáticos da cidade, facto que lhes deu legitimidade para tocar Punk Rock, embora tenham sido criticados e acusados de oportunismo por alguns grupos que se consideravam punks...da Avenida de Roma.Deram o seu 1º concerto no C.A.C.O. (Clube Atlético de Campo de Ourique),que foi admirado por quem realmente estivesse no espírito, mas criticado pelos media...deve ter sido o que disseram dos Sex Pistols depois do primeiro concerto.Bem, quando se tem o poder de criticar, tem de se saber do que se está a falar.Um destes senhores dá a entender que os Aqui d'el Rock apareceram fora do tempo...bem, ele decididamente não sabia do que estava a falar...o Punk em Inglaterra apareceu em '77 e o primeiro concerto deste grupo foi em '78...a não ser que se conte com os Stooges, em '69 e com os MC5 da mesma altura, mas aí, até os Pistols e os Clash teriam aparecido fora de tempo, o que não é verdade...Pai, perdoa-lhes...
A formação do grupo era:Serra (bateria) e Fernando (baixo), o Alfredo Pereira (guitarra), e Oscar Martins (voz e guitarra).
Aqui estão algumas das "vozes" dos especialistas:
"Da actuação pouco há a dizer... péssimo som, impossível de se ouvir o que quer que fosse para além de um som compacto saindo da aparelhagem."
"Como nós estamos desfasados em relação ao estrangeiro, agora que este tipo de grupos parecem encontrar algumas dificuldades, alguns estão mesmo a desaparecer, surgem em Portugal pelo menos dois."
(in revista "Música & Som" nº 32 de Junho de 1978)
"
O som, fortemente distorcido e ensurdecedor, não deixou ouvir mais. E foi pena"
(in revista "Rock em Portugal" nº 04 de Maio/Junho de 1978)

Para mais informações, videos e músicas podem visitar:
http://www.myspace.com/aquidelrock

Spincity ...Empty lounge of god

Vindos de um projecto anterior chamado The Velvet Perception, os Spincity,de Viana do Castelo,formaram-se em 2002.A formação foi sofrendo alterações até chegar á actual: Marco Lima (Voz/Guitarra), José Roda (Guitarra/Harmónica/Voz), Nelson Fraga (Baixo) e David Cariano (Bateria).
A banda já dispõe de algum currículo, tendo tocado no Festival de Vilar de Mouros por duas vezes, na Festa do Avante, além de ter ganho vários concursos de música e de ter feito variados concertos pelo Norte do país e pela Galiza.
Quando os ouvi há cerca de um ano, fiquei logo impressionado pela positiva, por terem um som tão poderoso onde o Hard Rock e os Blues reinam.Bandas destas são poucas em Portugal. São das que não têm medo de arriscar no som sujo e pesado que o Rock deve ter e que tantos têm estragado ao longo dos anos com grandes produções de "som limpinho" e (grandes) produtores...
Das músicas que se encontram no Myspace dos Spincity, a minha favorita é "Empty lounge of god", pode não ser a favorita da banda, mas é a que me faz vibrar mais.A voz do Marco Lima com aquelas guitarras quentes e pesadas acompanhadas por uma secção rítmica arrasadora...gostava de os ver ao vivo, espero que brevemente...

A banda está neste momento a gravar um EP e tem um tema editado na
revista Underworld nº22.

Para ouvir as músicas: http://www.myspace.com/spincity

Próximos Shows
24 Out 2008 12:00
PIN UP CAFFE PORTO

Crise Total - Assassinos no poder!

Formados no Algueirão em 1983 pelo Manolo (voz), o João Filipe (bateria), o Rui Ramos (guitarra) e o Paulo Ampola (baixo), os Crise Total tornaram-se, para mim, o expoente máximo do Punk em Portugal, nunca atingido por ninguém até hoje.No ano a seguir á sua formação, inauguraram os concursos do Rock Rendez-Vous.Um dos temas que lá tocaram foi "Assassinos no poder", tema esse que ainda hoje me dá vontade de ir para o espelho de máquina na mão para refazer a minha crista.
Em 1984, foi editada pela Dansa do Som, a colectânea "Ao vivo no Rock Rendez-Vous em 1984" em que figurava o fabuloso tema.
Ainda em 1984, o Pêjó entrou na banda para substituir o Paulo Ampola.Com esta formação, participaram no segundo concurso do Rock Rendez-Vous e em 1986 a banda deu um concerto de despedida na mesma sala...seria o fim?

Não.Em 1986, participaram num festival Punk no Porto em que tocaram também os Cães a Morte e o Desejo(que se viriam a tornar os Cães Vadios), Ku de Judas, entre outros.Em Dezembro do mesmo ano tocaram também no Rock Ibérico/86.

Em 1987, a banda faz mais algumas alterações na sua formação.Entrou o Tiago para a voz e o Rui Barata para a bateria.Em 1988 o Tiago é novamente substituido pelo Manolo e o grupo termina no mesmo ano...mesmo assim, ainda iria fazer história...e gravá-la!

Em 1995 os Crise Total juntaram-se já com outra formação para gravar os temas da banda.
Juntaram-se: João Filipe, Rui Ramos e Pêjó aos novos elementos, Xico (voz) e Libelinha (baixo), vindos da banda Subcaos.Alguns meses depois gravavam o seu primeiro álbum "E a crise continua", com os temas mais antigos da banda.Pêjó saiu da banda e foi substituido pelo Daniel.
O Xico também saíu do grupo em 1997 e o Xico dá lugar ao Miguel na voz.
Em 2003, foi lançado o seu segundo álbum, "Suicídio Involuntário", Oficialmente gravado em 1997, com temas originais.

DISCOGRAFIA

E a Crise Continua (CD, FNL, 1996)
Suicídio Involuntário (CD, Zerowork, 2003)

Colectâneas

Ao Vivo No Rock Rendez Vous em 1984 (1984) - Assassinos No Poder
Caos em Portugal (1997) - Prefiro / A Crise Continua


Para ouvir:
http://www.myspace.com/crisetotal
Infelizmente não encontrei o tema "Assassinos no poder" em nenhum lado para o pôr aqui.

quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Mão Morta, Carícias e as Malícias dos Cantos de Maldoror



Tudo começou quando em Outubro de 1984, Harry Crosby, baixista dos americanos Swans, num concerto destes em Berlim, disse a Joaquim Pinto "Tens cara de baixista".No mês seguinte, Joaquim Pinto comprou um baixo e, juntamente com Miguel Pedro e Adolfo Luxúria Canibal, formou os Mão Morta...
Lembro-me da primeira vez que ouvi Mão Morta...acho que foi na RUT (Rádio Universidade Tejo), lembro-me também que nessa altura, como ouvia muito Punk Rock, não apreciei a velocidade das músicas deles...(pudera...).Mas havia duas coisas que sobressaíam naquelas músicas...a voz...e principalmente as guitarras histéricas a arranhar.Era um som que nunca se tinha ouvido cá.
A partir daí, os Mão Morta entraram para a minha lista de bandas fixes.Mas, desde então, depois de gravarem e editarem vários discos e de passarem por situações que fariam qualquer banda desesperar e desistir...têm evoluído de uma maneira especial, quase sem excepção...cada álbum costuma saír melhor que o anterior tanto em termos de som como de estrutura dos temas apresentados, destacando-se sempre as letras do Adolfo Luxúria Canibal, que, para mim continuam a figurar numa minúscula lista de "letras cantadas em português que não soam a estúpido".
Ainda destaco o álbum ao vivo "Carícias Malícias ao vivo no Auditório da RDP" de 2003, que apesar de não ter todas as músicas que eu queria...considero-o o melhor álbum ao vivo que já ouvi.*É um álbum que não se pode ouvir baixo,um álbum que tem o espírito da banda ao vivo...o espírito a que eu assisti ao vivo no Santiago Alquimista por essa altura e que me deixou á beira de um AVC.Assisti nessa noite á retrospectiva da carreira dos Mão Morta!!Mas a minha noite só fica completa quando ouço o Adolfo a apresentar..."Anarquista Duval" e passo os três minutos e tal da música a tripar numa adrenalina que não tinha quando ali cheguei...algo que não sei explicar.

O grupo estreou agora o seu novo trabalho "Maldoror" ,baseado no texto "Os cantos de Maldoror" do Conde de Lautréamont.
É um cd duplo gravado ao vivo no Teatro Circo em Braga, em que,do princípio ao fim, o Adolfo Luxúria Canibal encarna o Maldoror...personagem horrífica com hábitos assassinos e perversos.O António Rafael,o Sapo,o Vasco Vaz, a Joana Longobardi e o Miguel Pedro, mais uma vez, fizeram o seu habitual trabalho notável, o que culmina em mais um trabalho espantoso por parte dos Mão Morta.

Discografia:

Mão Morta K7 Malucos da Pátria, Agosto'87
Mão Morta LP Ama Romanta, Julho'88
Corações Felpudos LP Fungui, Setembro'90
O.D.A rainha do Rock & Crawl LP Área Total, Junho'91
Mutantes S21 LP/CD Fungui, Dezembro'92
Vénus em Chamas CD/K7 BMG, Março'94
Cães de Crómio 12"/CD-S BMG, Setembro'94
Mão Morta Revisitada CD/K7 BMG, Outubro'95
Chabala CD-S BMG, Maio'96
Muller no Hotel Hessischer Hof CD NorteSul, Maio'97
Há já muito tempo que nesta latrina o ar se tornou irrespirável CD NorteSul, Abril'98
Primavera de destroços CD NorteSul, Março 2001
Carícias Malicias CD Cobra, Maio 2003
Nus CD Cobra, Abril 2004
Maldoror CD Cobra 2008


Próximas actuações:

21 de Novembro (22h) - Barcelos

19 de Dezembro (21h30)- Sesimbra, Cine Teatro João Mota

Viva Cadáver! e CF 720 EP



Viva Cadáver.Bruto e a sua banda, brindam-nos com mais uma dose daquele Psychobilly espantoso que já conhecemos do passado.Já á venda está o novo EP da banda "CF720".
A banda foi formada em 1988 e é composta actualmente por dois dos membros originais, Jorge Bruto (Voz) e Tiago Sério (Bateria), aos quais se juntaram Bráulio Alexandre (Baixo) e André Joaquim (Guitarra).Este último já tinha gravado o álbum "Contos do imaginário e do bizarro", mas saiu da banda em 1997, provavelmente para se dedicar á sua outra banda, os Dr.Frankenstein.
Os Capitão Fantasma gravaram três álbuns até agora, "Hu-uá-uá" foi o primeiro, lançado pela Polygram em 1991, o segundo foi "Contos do imaginário e do bizarro", lançado pela União Lisboa em 1996 e finalmente..."Viva Cadáver" pela Raging Planet em 2007.A banda participou também em vários tributos dos quais se destacam "Sympathy for the devil-a Meteors tribute" e "Portuguese nightmare-Tributo aos Misfits".
Voltando ao álbum novo, "Viva Cadáver" foi todo produzido pelos Capitão Fantasma e foi gravado nos estúdios Crossover em Linda-a-Velha.O álbum está banhado do princípio ao fim por aquela "escuridão" que sempre revestiu as músicas da banda e conta ainda com uma versão espantosa do tema "Se eu enlouquecer" de Daniel Bacelar & os Gentlemen de 1964.Daquilo que já ouvi, acho que este é de longe o melhor álbum que já fizeram e espero ir vê-los ao vivo um dia destes.A festa oficial de lançamento foi no passado dia 19 de Maio no Musicbox (antigo Texas) no Cais do Sodré, onde passaram o video de "cidade suja" antes da sua actuação.

(Parte das informações gentilmente cedidas por Mongorhead-Capitão Fantasma)

Alinhamento do Álbum:(Já á venda!)
1. Viva Cadáver I (Intro)
2. Doce Morte
3. Faca (A Vingança)
4. O Beijo da Morte
5. Cidade Suja
6. Soutien Negro
7. Percepção Alterada
8. Se Eu Enlouquecer
9. Nem 20 Anos
10. Sente O Medo
11. A Flor Do Mal
12. Os Mortos 06
13. Tudo À Estalada
14. Viva Cadáver II (O Regresso Do Fantasma)

Título: Viva Cadáver
Artista: Capitão Fantasma
Editora: Raging Planet

Próximos Shows (
12 Out 2008 1:30
DROP DEAD FESTIVAL 2008 TUATARA/ALVALADE LX LX
25 Out 2008 22:00
CAPRICHO SETUBALENSE-SETÚBAL SETUBAL
14 Nov 2008 22:00
MAN´s RUIN-Cacilhas (antigo Culto) + support Cacilhas/Almada
10 Jan 2009 22:00
IN LIVE CAFFÉ Moita

Thilo's Combo...o Lounge português

Criado em 1962, o conjunto era formado por: Thilo Krasmann(contrabaixo e voz), José Luís Simões(guitarra eléctrica), Enrique Peiró Jr.(piano), Fernando Rueda(bateria) e Vítor Santos(saxofone).
Desde a sua formação o grupo passou por diversas alterações, tendo entretanto gravado cerca de 14 discos, quase todos ep's...e um single.

O Thilo's Combo, é um bom exemplo do que já se fez de bom em Portugal...acredito que haja outros do género, mas nunca se destacaram como estes...fazendo música ligeira, ou easy listening, ou música para cocktails, ou lounge, ou música de elevador, ou mesmo música ambiente...ou o que se lhe quiser chamar,com grandes influências de Jazz,era habitual o Thilo's fazer temas divertidos a fazer lembrar anúncios da Martini.O conjunto colaborou também com o Duo Ouro Negro, com Paula Ribas, Simone de Oliveira, Teresa e outros, além de ter alguns temas nas compilações "Portugal Deluxe" da Valentim de Carvalho; Vol. 1: "Um cocktail estereofónico", tem:Big Deal, Last Night e Campari e Vol. 2: "Um cocktail swingante", tem:Poco Pelo, Cantiga, Tema 13 e Mirza.Numa colectânea de dois cd's, eles têm 7 temas...
Foi um grupo da maior importância no nosso país, embora na minha opinião, só até ao princípio dos anos 70, quando estes e outros grupos se começaram a "afoleirar" em nome do dinheiro que lhes entrava nos bolsos e francamente, a partir daí foi sempre a descer.No entanto pelo que fizeram antes disso...RESPEITO.

Thilo Krassmann faleceu em 2004


Discografia:

Bossa Nova, Madison & Cia. [Thilo's Madison/Chica Cha Cha/Pergunta Ao João/Apache] - Decca Pep 1044
Carta Da Maria/Marcha do Káki/A Mulher E A Galinha/Não E Não.../O Último A Saber - Decca Pep 1051
Dou e Dou/Miss Balanço/Campari/Mulher Barbada - Decca Pep
Ecris-Moi/Garota de Ipanema/Balanço do Gordo/P'ra Ti, P'ra Mim - Decca Pep 1089 - 1965
A Voz de Rueda [Sucedeu Assim/Josephine/Diabo/Cinque Minuti Ancora] - Decca Pep
Les CorniIchons (EP, Decca, 1966) [Les CorniIchons/Ele E Ela/SupercalifragillistiIcespiraidodo/A Minha Estrada]
Merci Chérie (EP, Decca, 1966) [Merci Chérie/Mirza/Un Peu De Poivre Un Peu de Sel/Moço Toque Balanço]
Joaninha Cantora (EP, Decca, 1966) [Joaninha Cantora/Reach Out, I'll Be There/If I Were A Carpenter/Tema 13] - Decca Pep 1187
Na Ronda (EP, Decca, 1966) [The More I See You / Big Deal / With A Girl Like You / I Couldn't Live Without Your Love] - Decca Pep 1188
Verão (Single, Decca, 1968) PN 109
Cantiga/Tenho Amor Para Amar/Desfolhada Portuguesa/Flor Bailarina (EP, Decca, 1969)
Twist Na Ronda [Twistin the Twist/Ronda Twist/Sob for a Gob/Amen twist] Decca Pep 3033

Madonna is our mother!


Depois de muitas datas ao vivo, telediscos e essencialmente muito do melhor rock que por cá temos, os The Jills de Vila Nova de Gaia,lançaram o EP Madonna is our mother do qual o Oub'lá recomenda a audição urgente.Podem fazer o download e/ou comprar em:

http://www.lastfm.com.br/music/The+Jills

A banda é:

Phil Star: Hoffner guitars, harmonica, bondage
Leroy Jones: Pearl, black & white keybords, caixa de esmolas
Mr. Bike: photomaton & Vox, Fender, feedbacker
Les Casino: BC Rich bass, expensive suits

Próximos Shows
7 Nov 2008 22:30
Porto @ PinUp Bar Porto
15 Nov 2008 22:00
Figueira da Foz @ NIKTOS BAR Figueira da Foz, Coimbra
Para terem uma ideia:

The Jills - So young



The Jills - C'mon

Entrevista com os D3O

Depois de algum tempo sem actividade, o Punk Psicadélico está de volta com uma entrevista com os D3O, banda de Rock n'Roll de Coimbra formada em 2003 por Toni Fortuna ex:Tédio Boys e É mas foice (guitarra e voz), Tó Rui ex:Batwings, Garbage Catz e Tu metes nojo (guitarra e coros) e Miguel ex:Garbage Catz e Planet Jacumba (bateria e coros).
Esta entrevista foi feita no único formato possível, sem eu ter de me deslocar a Coimbra nem eles a Lisboa.Pela Internet.

Punk Psicadélico: Como e quando começaram os D3o?

D3O: Todos nós tinhamos saído de projectos recentemente extintos, e tínhamos a necessidade de fazer música, já nos conheciamos e tudo apareceu naturalmente.

P.P: Como definem a vossa música?

D3O: Sincera, cheia de energia, suor, amor e carinho.

P.P: Onde vão buscar a inspiração para os D3o? Os Blues e o Rock n'Roll, têm uma grande influência na vossa música ou têm mais algumas fontes?

D3O: Isso tudo e a nossa própria vida.

P.P: Vocês não têm baixista, foi uma opção desde o início da banda? E porquê?

D3O: Na altura houve a ideia de tentar um novo formato, funcionou, e por isso ficou. ainda que não estejamos fechados a intervenções ou participações de outros instrumentos ou músicos.

P.P: Como é o processo criativo da banda? Tudo começa com uma jam, ou pensam primeiro no tipo de temas que querem tocar?

D3O: Tudo sai a partir de uma Jam, ou um riff que nos surge...normalmente é sempre um processo natural.

P.P: O que pensam do panorama musical do nosso país?

D3O: Pensamos que está melhor que à uns anos atrás, mas ainda há muito a fazer.

P.P: Acham que há palcos suficientes para as bandas tocarem em Portugal?

D3O: Nunca são demais.

P.P: Sentem-se incomodados de alguma forma quando aparecem tipos como o Sam the Kid a dizer mal das bandas portuguesas que cantam em inglês?

D3O: Quem é o Sam the Kid??? (brincadeira...) estamos num mundo livre, em que cada um se exprime como quer, e é só isso.

P.P: Qual é a vossa opinião acerca do Mp3? Acham mesmo que isso vai acabar com os músicos e as bandas, ou na verdade vai acabar com uma indústria discográfica completamente corrupta e monopolista?

D3O: Achamos que o Mp3 é só mais um formato. A indústria discográfica corrupta sempre há-de existir, tal como qualquer outra industria, mas cabe-nos a nós discernir o que nos interessa e tomar as nossas opções de acordo com os nossos principios.

P.P: Acham que a internet pode ser um veículo melhor para divulgação de bandas do que as editoras?

D3O: Achamos que agora, neste momento, uma não pode subsistir sem a outra, mas sem editoras, as bandas não têm trab alhos cá fora...e torna-se um ciclo incontornável.

P.P: Já têm em vista o próximo álbum?

D3O: Gravámos umas múscias novas, que já se tocam ao vivo...andamos a trabalhar nesse sentido, ainda que o nosso objectivo(desde o principio)nunca foi gravar o album....mas sim ir gravando registos e tocar ao vivo. Mas é uma hipotese que não descuramos...


Os D3O usam: Guitarras Gretch, amplificadores Hugues & Kettner e Fender e Bateria Ludwig e Pearl

Discografia:

Sixpacktrack 2003
8 tracks on red 2004
7 heartbeattracks 2005





Próximos Shows (
10 Out 2008 22:00
PLANO B Porto, Porto
11 Out 2008 22:00
ALLA SCALA BAR Braga, Braga
28 Nov 2008 22:00
Centro de Artes e Espectáculos de S. Mamede Guimarães